domingo, 22 de novembro de 2015

Ásia 2015 - Kuala Lumpur (Malásia) - Dubai (EAU)


Dia de madrugar! Às cinco da manhã estávamos de pé pois tínhamos o táxi às seis para nos levar para o aeroporto e havia que contar com mais de 1 hora de viagem! O táxi chegou atrasado mas por volta das sete e quarenta estávamos a chegar ao aeroporto. O voo EK409, com destino ao Dubai, tinha partida marcada para as 09:45.
O aeroporto Internacional de Kuala Lumpur foi inaugurado a 27 de Junho de 1998, é o mais importante da Malásia e um dos mais movimentados de toda a Ásia. Tem dois terminais, o KLIA1, para voos regulares e o KLIA2 para os voos das companhias de baixo custo (low cost). Os dois terminais são ligados a cada 3 a 5 minutos pelo Aerotrain, um veiculo automático. Os edifícios estão ligados entre si por linhas de comboio e metro. O aeroporto foi projectado usando o conceito "aeroporto na floresta, floresta no aeroporto", estando rodeado por um espaço verde. Com a cooperação do Instituto de Pesquisa Florestal da Malásia, uma parcela da floresta tropical foi transplantada no Edifício Satélite. Passámos por esta zona antes de ir tomar o pequeno-almoço para seguir depois para a zona de embarque.





 O voo acabou por partir com quase uma hora de atraso, estando a chegada ao Dubai prevista para cerca de seis horas e meia depois.  




Na aproximação ao Dubai sobrevoam-se as zonas planas e desertas dos Emirados Árabes Unidos (EAU). O avião ainda teve que dar algumas voltas antes de entrar na fila de aviões que aguardavam pela sua vez de aterrar.



O Aeroporto Internacional do Dubai (DXB) serve o Dubai, a maior cidade dos EAU, e é o principal aeroporto do Oriente Médio. É operado pelo Departamento de Aviação Civil e é a sede da companhia aérea internacional do Dubai, a Emirates Airlines e Emirates SkyCargo. Em 2015 o número de voos semanais atingiu os 7700, operados por 140 companhias aéreas e para mais de 260 destinos.
O aeroporto possui três terminais sendo os dois principais o 1 e o 3. Estes recebem a maior parte dos voos e estão interligados permitindo a trânsito de passageiros entre eles. O terminal 1 (terminal Sheikh Rashid), tem cerca de 1km de comprimento e é utilizado por mais de 110 companhias aéreas internacionais. 
O terminal 2 fica separado dos outros dois, localizando-se do outro lado da pista do aeroporto e é utilizado principalmente pelas companhias de low cost e outras empresas menores que operam na região. É também o mais antigo.
O terminal 3 é exclusivo da Emirates Airlines sendo um dos maiores e mais modernos do mundo. Grande parte do terminal é subterrânea.

Depois de passarmos pelo controle de passaportes e de bagagem de mão aguardámos a chagada das outras malas. Seguimos depois para a saída mas não sem antes comprar alguns Dirhams. No exterior dirigimo-nos à zona de paragem dos autocarros que fazem serviço para os hóteis e agurdámos pela chegada do do Hotel Holiday Inn Express Dubai Airport, localizado em frente ao Terminal 3 e a cerca de 3 km do centro da cidade de Deira. A temperatura dentro do hotel estava tão baixa que tínhamos que nos vestir como se já estivéssemos no Inverno europeu.

 Era esta a vista do nosso quarto, directamente para o Terminal 3. 

Fomos até ao snack-bar pedir umas bebidas quentes e comprámos umas sandes. Descansámos um pouco, reservámos um passeio para o dia seguinte e rapidamente chegou a hora de sair para jantar. Um cliente meu, que reside no Dubai onde trabalha para uma cadeia internacional de hotéis, convidou-nos para jantar no Fairmont the Palm e claro que não podíamos recusar. Ainda pensámos em ir de metro mas a viagem seria demasiado longa pelo que optámos por ir de táxi. O hotel está localizado na Palm Jumeirah, um arquipélago artificial em forma de palmeira. A palmeira Jumeirah foi construída com a forma de uma palmeira constituída por três partes, um tronco, uma coroa com 17 copas e uma ilha circundante crescente que forma uma barreira às ondas. É essencialmente uma área residencial de habitação e lazer, com hotéis, moradias, apartamentos, marinas, restaurantes e pontos comerciais.

À chegada fomos convidados a acompanhar o director do hotel numa visita por algumas das áreas públicas. O jantar foi no restaurante Frevo, cuja especialidade é a cozinha brasileira. Seguem-se algumas fotos, as primeiras retiradas do site do hotel e as poucas que tirámos. O jantar foi muito bom, com imensa diversidade e demasiada quantidade. A sobremesa foi preparada na nossa frente por um dos chefes.
@Fairmont The Palm
@Fairmont The Palm
@Fairmont The Palm
@Fairmont The Palm
@Fairmont The Palm





Bem que nos apetecia aqui ter ficado mas lá tivemos que regressar ao nosso modesto hotel perto do aeroporto.

E toca a descansar que há manhã temos que ir à capital!

1 comentário: