terça-feira, 17 de novembro de 2015

Ásia 2015 - Langkawi (Malásia) - ida a Koh Lipe (Tailândia)


No dia que chegámos a Langkawi, ao passar por alguns dos balcões de viagens, vimos a publicidade referente a Koh Lipe, a ilha onde deveríamos estar se os horários de chegada e partida a Langkawi o tivessem permitido. Perguntámos preços, horários e mais tarde acabámos por decidir fazer o passeio. 
Tivemos que madrugar pois a carrinha estaria na recepção antes das 07:30. Fomos transportados até ao cais de Telaga e seguiu-se uma longa espera. Há que preencher um formulário, passar por um balcão e depois por um outro um pouco mais distante, e entregar os passaportes que só nos voltam a ser devolvidos no regresso.





A saída do ferry de Telaga Harbour só se deu às 09:30. A viagem durou cerca de uma hora e meia! 

Koh Lipe ou Lipe, é uma pequena ilha em formato de bumerangue ou L invertido e está situada no extremo leste da Tailândia, muito perto do território malaio. Faz parte do arquipélago Adan-Rawi. A ilha possui 3 praias principais, Pattaya, Sunset Beach e Sunrise Beach.
O ferry abrandou quando nos aproximamos da praia de Pattaya e quando parou tivemos que mudar para um barco mais pequeno, que nos deixou depois no areal. Nada prático para quem aqui chega com malas, felizmente que não era o nosso caso! A cor da água vai passando de um azul mais escuro até um turquesa transparente! Lindo!







À chegada tivemos, mais uma vez, que mostrar os documentos em dois locais diferentes! Com tudo isto o tempo disponível acabou por não ser muito, mesmo com a ajuda da hora de diferença entre a Malásia e a Tailândia!
A praia de Pattaya é a mais movimentada, tanto pelo contínuo movimento de barcos, como pela quantidade de bares e restaurantes. Aqui encontra-se a rua principal, "Walking Street"!
A primeira coisa que fizemos foi trocar dinheiro pois não tínhamos baths.
Por aqui não circulam carros, só motorizadas, algumas delas com um "sidecar" ou atrelado e que servem como táxis! Os motoristas de táxis são facilmente identificáveis pela roupa de cor roxa com um número! Foi num destes que atravessámos a ilha para chegar até à Sunset Beach, a mais pequena das três praias e situada a norte!




Os táxis deixaram-nos na estrada e depois descemos até à praia. À primeira vista não nos pareceu uma praia espectacular! Caminhámos para o lado direito, até junto às rochas. Por aqui havia imensos cães que pareciam estar também de férias pois alternavam entre uma ida à água e o areal! É nesta praia que muitos turistas se juntam para assistir ao pôr-do-sol!



Embora o areal e a envolvente desta zona não fosse das melhores, os diferentes tons turquesa do mar  deslumbraram-nos!








Decidimos fazer uma caminhada até ao lado oposto da praia! Olhando para a areia reparei que havia muitos pedaços de vidro. Só algum tempo depois, ao apanhar um deles, vi que estavam gastos, como se fossem pedaços de rocha colorida! 



















Regressámos ao outro lado da praia e por essa altura o meu irmão tinha já negociado o preço de um barco para nos levar até Pattaya, passando em frente à Sunrise Beach e permitindo-nos ver um outro lado da ilha! Foi a melhor decisão do dia! Assim que o barco avançou e virou para a direita a cor da água foi ficando cada vez mais turquesa e transparente! As nossas expressões de espanto e encanto deveriam ter sido fotografadas! Agora entendo o porquê de esta ilha ser chamada de Maldivas da Tailândia! As fotografias falam por si embora nada se compare ao que se vê ao vivo!




Mountain Resort
Mountain Resort

                       









Sunrise Beach







Pattaya Beach










Foram 25 minutos que deveriam ter sido horas! Só nos apetecia ter mandado parar o barco e saltar para a à água! Chegámos a Pattaya Beach e fomos almoçar que o tempo disponível já não era muito! Escolhemos um restaurante na Walking Street e comemos Pad Thai, o prato mais conhecido da culinária tailandesa! Adoro! Ainda fizemos algumas compras para gastar os últimos baths.

Às 15:30 voltámos a embarcar em direcção ao ferry que nos levaria de volta a Langkawi, na Malásia! Uma curta visita a Koh Lipe que nos deixou com muita vontade de voltar e ficar alguns dias!

Segue-se uma compilação de algumas filmagens (muito amadoras...) que fizemos!
Só após a chegada ao cais de Telaga é que nos devolveram os passaportes. Fomos transportados de volta ao Gemalai Village onde chegámos já ao final do dia!
Para jantar voltámos ao "Telaga Seafood" mas antes comprámos 2 garrafas de vinho para levar! Pode-se consumir álcool no restaurante desde que não seja vendido por eles!
















E chegou assim ao fim mais um dia, cansativo mas que adorámos! No dia seguinte continuaríamos por Langkawi, a descansar das férias...
Até já!

Sem comentários:

Enviar um comentário