sábado, 12 de novembro de 2016

Myanmar & Bangtao Beach - Faro/Lisboa/Dubai


"Aquele que está acostumado a viajar, sabe que sempre é necessário partir algum dia..." -(Paulo Coelho)









Mais uma viagem, mais uma IDA e novamente para o Sudeste Asiático. Desta vez o destino é menos conhecido! Quem me conhece sabe que todos os anos, em Novembro, é altura de ir de férias. Porquê? Porque tanto eu como o meu marido trabalhamos na área do turismo, no Algarve, e entre Abril e Outubro é a época de mais trabalho! Com alguma antecedência começam a perguntar-me " Para onde vais este ano"? Quando respondia Myanmar a maioria respondia "onde"? Quando referia que Myanmar é o actual nome da Birmânia alguns lá diziam que já tinham ouvido falar, outros continuavam sem saber para onde é que eu iria. A grande falta de conhecimento sobre Myanmar não é só pelo facto de ser um país localizado no outro lado do mundo mas sim muito por culpa de um longo regime politico opressivo que o isolou do mundo desde a década de 60. Muitos terão memória de ouvir falar de Aung San Su Kyi, a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Paz em 1991, quando se encontrava em prisão domiciliária por defender ideais democráticos para a Birmânia, governado durante muitos anos por uma junta militar! Mas de história falaremos mais à frente!
Nos últimos anos o país foi-se lentamente abrindo ao turismo e neste momento o número de visitantes é cada vez maior! Decidi visitá-lo antes que se torne um destino de massas como a vizinha Tailândia! 
Depois de duas semanas a percorrer algumas das zonas deste país terminaremos a viagem com uns dias em Bangtao Beach, uma praia localizada no lado oeste da ilha de Phuket, na Tailândia!

Quando me decidi pelo destino não tinha ainda muita informação e reservei os voos tendo em conta que o ideal era voar com a Emirates para Yangon e sair depois por Mandalay, com a Air Asia, com destino à Tailândia. Uma das decisões que tomei desde do início foi que não iria fazer nenhuma das viagens internas de avião pois as companhias aéreas locais não me inspiravam confiança e não existiam companhias aéreas estrangeiras a fazer esses voos.

Depois de marcar os voos com a Emirates comecei a pesquisar e a ler relatos de viagens a este destino. Tenho agora a noção que ficou muito por ver e que poderia ter feito algumas alterações ao meu itinerário. Mas também é bom saber que há motivos extras para regressar. Segue-se o itinerário desta viagem!


12.11 - Faro/Lisboa/Dubai - Voo TAP/Emirates
13.11 - Dubai/Yangon - Voo Emirates
13.11 - 15/11 - Yangon
16/11 - 20/11 - Bagan
20.11 - 24.11 - Nyaung Shwe (Inle Lake)
25.11 - 28.11 - Mandalay
28.11 - Mandalay/Bangkok/Phuket - Voo Air Asia
28.11 - 03.12 - Bangtao Beach (Phuket)
04.12 - Phuket/Dubai/Lisboa/Faro - Voo Emirates/TAP

Desta vez a viagem foi a 2! No dia 12 de Novembro lá seguimos até ao aeroporto de Faro para apanhar o voo TAP/Emirates com destino a Lisboa. Fizemos o check-in da bagagem para o destino final, Yangon. 

 Sobrevoando a costa algarvia!

O rio Tejo e a cidade de Lisboa à vista!


À chegada a Lisboa tivemos logo que nos dirigir para a zona de embarque do voo da Emirates que, no entanto saiu com cerca de 30 minutos de atraso. Encontrámo-nos com o grupo de viajantes que seguia com o Joaõ Cajuda para a Tailândia. Nesse grupo estava a brasileira Joana, uma das nossas parceiras na viagem a Marrocos e também a Rita leitão, do Dar Rita, localizado em Ouarzazate (Marrocos - 6º dia Circuito: Vale Du Dadès - Skoura - Ouarzazate - Marraquexe).
O voo da Emirates levantou com cerca de 30 minutos de atraso. Chegada prevista ao Dubai para a 01:11.





E cerca de 1 hora depois da descolagem foi-nos servido o almoço que estava bastante bom!




Aproveitámos o resto da viagem para dormir um pouco e também para conversar com a Joana e a Rita sobre a Tailândia.
À chegada ao Dubai nós seguimos para a zona de embarque do voo para Myanmar e o grupo do João Cajuda para o da Tailândia. Mas antes imortalizámos o momento! Qual a probabilidade de encontrar uma brasileira e uma portuguesa que conhecemos em Marrocos, uma ano e meio depois, num voo de Lisboa para o Dubai?!

2 comentários: