sábado, 25 de fevereiro de 2017

Cruzeiro "Caribe Mágico" - Costa Mágica - I


O cansaço e o sono venceram-me e quando o despertador tocou, por volta das seis da manhã, não tive coragem de me levantar para ir fotografar o interior do navio. Quanto mais cedo melhor pois as zonas públicas estarão vazias. Mas mesmo assim, antes das oito horas estava no deck 3 para começar a fotografar.



Apresento-vos agora o Costa Mágica, navio da classe Destiny, propriedade da Costa Cruzeiros (Costa Crociere S.p.A, empresa sediada em Génova e que faz parte da Carnival Corporation & plc, grupo que reúne várias empresas da área dos cruzeiros). O seu lançamento deu-se a 14 de Novembro de 2003 e a viagem inaugural foi já em 2004. Foi construído pelo estaleiro Fincantieri, de Génova. Chegou a ser o maior navio de cruzeiros com bandeira europeia (105 000 toneladas) mas dois anos depois foi superado pelo famigerado Costa Concordia. O Costa Mágica é gémeo do Costa Fortuna que entrou ao serviço em 2003. Possui capacidade para 2720 passageiros, distribuídos por 1358 cabines, 464 com varanda privada e 58 suites. Os restaurantes são 4 e os bares 11. O centro de bem estar, com 1300 m2 distribuídos por 2 pisos, tem ginásio, salas de tratamento, sauna e banho turco. Existem 4 piscinas, uma delas com cobertura retráctil, 5 jacuzzis, uma pista poli-desportiva, um escorrega aquático e um circuito de jogging ao ar livre. A bordo encontramos também uma discoteca, um espaço de internet, uma zona comercial, um casino, uma biblioteca e uma zona de diversão para os mais jovens (Mundo Virtual, Squok, Clube infantil). Espalhadas por todo o navio estão 5 500 obras de arte!
A decoração do Costa Magica é dedicada ao diversos destinos turísticos de Itália, como por exemplo a zona de Portofino ou os Alpes. 

Camarotes interiores e exteriores distribuem-se pelos decks 2 e 3.
Se prestarem atenção ao nomes dados aos 13 decks do Costa Magica reconhecerão de certeza alguns deles como famosos pintores italianos.

Giorgione Vasari (1511-1574) - pintor, escritor e arquitecto. Destacou-se por escrever biografias de artistas renascentistas italianos. Considerado um dos primeiros historiadores de arte.

Tintoretto (1518-1594), de seu nome Jacopo Robusti, um dos pintores mais radicais do maneirismo. Foi chamado de Il Furioso pela energia que passava para as suas pinturas. Entre as suas obras destaca-se "Paraíso"

Começo a visita pelo deck 3 e pelo Teatro Urbino (1). Aqui são apresentados os espectáculos diários de dança, música e entretenimento protagonizados pelos cantores e bailarinos residentes ou por artistas convidados. O Teatro tem 3 andares. 
Raffaello Sanzio ou Rafael (1483-1520) - mestre da pintura e da arquitectura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, sendo um dos grandes mestres da época. As suas obras podem esr admiradas no Vaticano e nos principais museus de arte. 

Detalhe das maçanetas das portas de acesso ao teatro
Panorâmica do Teatro Urbino


 
 Deixei o teatro para trás e segui para o átrio. Pelo caminho fotografei esta pintura.

O Atrium Itália Magica (4) ocupa a zona central aberta que vai do deck 3 ao deck 9. No rés-do-chão deste átrio encontramos a recepção ou "Hospitality Service Desk" (2), o balcão das excursões (3) e o bar Itália Mágica 5). Existe também um pequeno palco onde diariamente há actuações musicais.
Atrium Itália Magica
Elevadores panorâmicos
Parte do tecto do Atrium


É daqui que se pode aceder às zonas exteriores laterais onde estão localizados os botes salva-vidas. Normalmente é uma zona onde existem bancos ou cadeiras mas no Costa Magica, nem umas nem outras, o que acho uma pena pois é uma zona agradável para se estar.




Logo a seguir ao Atrium temos o Restaurante Portofino (6), o mais pequeno dos dois restaurantes formais. Ambos se estendem por 2 pisos. Podem apreciar-se vários painéis decorativos com paisagens de Itália. Este restaurante só costuma abrir para servir jantares. 




 O outro restaurante, o Costa Smeralda (8), situa-se na ré do navio mas para lá se chegar a partir daqui é necessário subir ao deck 4 (Michelangelo) e descer depois as escadas traseiras para o deck 3 (Raffaello). 





Subi ao deck 4 mas mantive-me pelo restaurante Portofino (6).

Michelangelo ou Miguel Ângelo (1475-1464) - pintor, escultor, poeta e arquitecto. É considerado um dos grandes mestres da arte ocidental. O seu estilo centrou-se na representação da figura humana ("Baco", "Pietá", "David"). Foi responsável por grande parte dos frescos da Capela Sistina.







Saí do restaurante e percorri a lateral esquerda da zona central que dá para o Atrium. Aqui encontramos a "Photo Shop" (9) onde para além da venda de artigos fotográficos se podem adquirir as fotografias que vão sendo tiradas diariamente pelos fotógrafos Costa e que aqui ficam expostas.

Passando a zona dos elevadores chegamos a outra entrada para o Teatro Urbino (1).


Voltei para trás e percorri depois a outra lateral para entrar na Biblioteca Bressanone (10) onde existe uma pequena colecção de livros em várias línguas. Não vi nenhum em português. 





Para ter acesso ao resto do deck 4 sem atravessar o restaurante Portofino é necessário subir ao deck 5 para depois voltar a descer. Foi o que fiz. Do lado de lá do restaurante encontramos a Capela (11) e o "Internet Point" (12), aberto 24 horas e onde existem alguns computadores e uma impressora.

Logo a seguir encontra-se a Discoteca Grado com 2 pisos e entrada tanto pelo deck 4 como pelo 5. Tem um bar, ecrã gigante e uma grande bola de vidros.







 E chega-se finalmente ao restaurante Smeralda. Pode-se aceder pela entrada do deck 4 ou descendo as escadas e entrando pelo deck 3. Aqui servem-se pequenos-almoços, almoços e jantares. Ao contrário de outras zonas por onde passei, aqui já havia algum movimento pelo que não fotografei todo o restaurante limitando-me a parte da parte superior.







O resto da visita ficará para outro dia e post.



3 comentários:

  1. É deveras fantástico, muito colorido, apela à alegria! E tem o seu delicioso requinte ✨
    Grata por esta fabulosa partilha (entre tantas outras!!!) ����
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por esta visita ao Costa Mágica.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada a vocês por me seguirem! Bjks

    ResponderEliminar